Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : Centenas de peixes são encontrados mortos em lagoa de Petrolina

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Centenas de peixes são encontrados mortos em lagoa de Petrolina

A Lagoa fica no bairro Jatobá, Zona Leste de Petrolina. Baixa oxigenação ou algum tipo de veneno pode ter causado as mortes.

Falta de oxigenação pode ter ocasionado morte dos peixes...

Centenas de peixes apareceram mortos, nesta terça-feira (17), em uma lagoa no bairro Jatobá, Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ainda não se sabe o que provocou a morte dos peixes, todos da espécie tilápia.

Os peixes morreram na noite de segunda-feira (16). Quando o dia amanheceu, os moradores da região ficaram assustados. “Eu nem imaginava que tinha esse tanto de peixe aqui. Ontem tinha um pouqinho, hoje já apareceu mais e com certeza vão morrer tudo, do jeito que está ai, não tem como escapar”, disse o supervisor de área Osmando Sabino.

Um das principais hipóteses para explicar o que houve é que a água pode ter ficado mais aquecida, o que diminuiu a quantidade de oxigênio. Sem conseguir respirar, os peixes morreram. O Ibama esteve no local e não descarta outra possibilidade para a morte dos peixes.

Peixes foram encontrados mortos nessa terça-feira...

“Não é descartada a possibilidade de alguém ter jogado algum veneno, tendo em vista que o terreno é totalmente aberto e tem acesso ao público. Aqui cai esgoto direto, então alguém pode ter derramado um vidro de veneno em uma caixa de esgoto e vim parar aqui”, disse o engenheiro de pesca do Ibama, Vanderlei Pinheiro.

Segundo o Ibama, a investigação fica comprometida por causa da quantidade de esgoto que é lançado na lagoa. O engenheiro de pesca faz um alerta para que a população não consuma os peixes mortos em hipótese alguma.

“Não deixar o povo consumir, não deixar o povo pescar e secar para evitar o acesso ao público.  Caso tivesse um laudo que pudesse responsabilizar, o Ibama autuaria a empresa ou pessoa física ou jurídica, com multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil, mais pena de detenção de três anos”, detalhou Vanderlei.

Em nota, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), informou que vai enviar técnicos ao local para que seja feita uma análise do que pode ter causado a morte dos peixes. Não foi informado quando os animais serão retirados da lagoa. De acordo com a Amma, a lagoa funciona de forma irregular como um lagoa de estabilização de esgoto que atende aos condomínios no entorno e que tem uma baixa concentração de oxigênio, o que pode ter matado os peixes.

A Compesa confirmou que no bairro Jatobá não existe lagoa de estabilização constituída pela companhia. O órgão aproveitou para informar que para colocar o sistema coletor em funcionamento no bairro Jatobá, está concluíndo projetos e fechando parcerias. As obras devem iniciar ainda no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário