BlogSITE RJP =CIDADEESPERANCA7 - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : Professor, já se cadastrou na nova Plataforma Freire?

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

Professor, já se cadastrou na nova Plataforma Freire?

Professor, já se cadastrou na nova Plataforma Freire?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (PROFIC), convoca os professores da educação básica, que atuam na rede pública municipal e estadual, a realizarem o cadastro na nova Plataforma Freire.

O PROFIC, uma atualização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), além de ofertar licenciaturas, irá oferecer aos docentes cursos de especialização.

Todos os participantes dos programas da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), nas Instituições de Ensino Superior (IES), deverão cadastrar seu currículo na nova Plataforma Freire.

Os coordenadores e professores cursistas participantes do PARFOR, se desejarem, já podem cadastrar seus currículos na nova Plataforma Freire, entretanto ainda não terão perfil. Apenas será concedido perfil para as IES quando os dados forem para o novo sistema e os módulos de gestão acadêmica forem concluídos.

O PARFOR continua vigente até a conclusão da última turma, e não haverá novas turmas. Até o encerramento do PARFOR, os programas funcionarão ao mesmo tempo. O cadastro na plataforma, que deve ser feito através do sitehttps://freire2.capes.gov.br.

Até o dia 1º de dezembro, os professores poderão solicitar vagas em cursos por meio da plataforma. Depois dessa data, ainda poderão realizar cadastro, contudo, para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

O funcionamento da Plataforma Freire é semelhante ao do currículo Lattes: o professor precisa se cadastrar – gratuitamente – e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional. Os currículos cadastrados na Plataforma Freire ficarão disponíveis para consulta pública. Entretanto, os dados pessoais são preservados.

Novo sistema - Plataforma Freire foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

Informações: freire@capes.gov.br  e 0800 616161-opção 7. 

Wânia Dias

Coordenadora do Núcleo de Jornalismo

Assessoria de Comunicação/UNEB

Fones: (71) 3117-2245

Email: ascom@listas.uneb.br/ wcruz@uneb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário