Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : CASOS DA VIDA: PAZ DE ESPÍRITO

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

CASOS DA VIDA: PAZ DE ESPÍRITO

PAZ DE ESPÍRITO

Um homem foi procurar um monge e lhe perguntou o que se pode fazer para ter paz. O monge apenas disse:

– Esteja sempre exatamente onde você está.

O homem não compreendeu a frase do monge. “Eu não sempre estou onde estou?” indagou-se. Aquilo que não fez sentido para ele.

Voltou para casa e ficou refletindo sobre aquela misteriosa frase, que parecia mais ser um enigma. Depois de muito refletir, lembrou que precisava, no dia seguinte, ir à escola de seus filhos, pois um dos meninos havia brigado com seu colega. Ficou preocupado se ele seria expulso ou não. Foi então deitar-se, pois o dia seguinte prometia ser bem estafante. Fechou os olhos e lembrou-se de sua recente separação conjugal e em como sua ex-mulher o havia maltratado. Ficou pensando nisso por 20 minutos e logo depois lembrou-se da apresentação que deveria fazer na empresa na próxima semana e sentiu-se bastante ansioso.

Acordou no dia seguinte já preocupado com a hora do trabalho. Lembrou-se do filho que estava na escola e tentou decidir, bastante tenso, como poderia ser liberado da empresa para falar com a diretora da escola. Saiu de casa e lembrou que as contas do mês não estavam ainda todas quitadas. Ficou muito inquieto, pensando no que fazer para que um dinheiro extra pudesse entrar e resolver essa dívida. Lembrou-se dos anos anteriores onde o dinheiro não foi suficiente para arcar com as despesas mensais e isso o deixou deveras apreensivo. Começou a sentir uma pequena dor no estômago. Essa dor já o acompanhara há alguns anos e sempre vinha em momentos de angústia e incerteza sobre seu futuro e com as mágoas de passado. Começou então a pensar que se tivesse estudado mais em sua juventude, nada disso precisaria estar acontecendo. “Perdi muito tempo com bebida, mulheres, falsos amigos e futilidades que nada me acrescentaram”, refletiu. Lembrou-de das decepções amorosas que o levaram a uma vida de gastança e carência e que o afastou dos estudos. “Como será meu futuro daqui pra frente se eu não melhorar?” pensou.

Chegado o fim de semana, mais uma vez o homem foi ao templo falar com o monge, dizendo que o ensinamento recebido ainda não tinha feito sentido para ele. O monge pediu então para o homem meditar em tudo o que havia feito durante a semana. O homem começou então a lembrar… e lhe veio um insight, uma luz. A todo momento, o homem estava ou preocupado com o futuro, ou preso ao passado; ou estava na escola dos filhos, ou preso a decepções e a perda do tempo do seu passado. Em nenhum momento ele estava no lugar onde estava, ali mesmo, dentro de si, observando-se e sentindo-se. Ele estava sempre em outros lugares, mas nunca no lugar onde ele se encontrava. Sua mente estava em todo lugar, menos com ele.

“Agora entendi essa máxima” disse o homem.

O monge reafirmou:

“Para ter paz de espírito em nossa vida, esteja sempre exatamente no lugar onde você está, pois ou estamos onde estamos, ou nos perdemos em muitos lugares e acabamos não estando em lugar nenhum.”

Hugo Lapa

Bom Dia‼
🎋🌸🎋🌸🎋
🎋🎋🌸🎋🎋

Nenhum comentário:

Postar um comentário