Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : Romã – Conheça seus benefícios e aprenda 3 remédios caseiros

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

sábado, 7 de outubro de 2017

Romã – Conheça seus benefícios e aprenda 3 remédios caseiros

Romã – Conheça seus benefícios e aprenda 3 remédios caseiros.
A romã, fruta que é cercada de misticismo, fazendo parte de simpatias e rituais, afamada por trazer bons fluidos, também pode ser uma poderosa aliada da saúde.

Preciosas cápsulas…

É na polpa, formada por sementes em forma de cápsulas translúcidas que se encontram a maioria dos nutrientes e compostos benéficos da fruta. Rica em ácidos graxos, a romã beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim, fortalecendo as paredes internas dos vasos e evitando, assim, os temidos infarto e derrame.

Cientistas concluíram que essas propriedades da romã se dão por causa das adversidades enfrentadas na região de origem, onde a planta se adaptou às mudanças bruscas de temperatura, sendo os antioxidantes, por exemplo, responsáveis por diminuir os danos causados pela variação entre o calor tórrido durante o dia e o frio extremo durante a noite. Por isso, também, há bom estoque de gorduras em suas sementes. Não fosse por essa química, a germinação se tornaria impossível e a planta desapareceria.

Veja os inúmeros benefícios desta fruta...

Além de proteger as nossas artérias, a romã também possui substâncias que tem poder de barrar algumas moléculas que danificam a estrutura celular e desencadeiam o câncer. Estudos comprovam que essa propriedade se dá pela presença de três ácidos: gálico, elágico e protocatequínico, além de doses concentradas de antocianinas, que são substâncias reconhecidamente anticancerígenas e são as responsáveis pela cor avermelhada da sua polpa. A associação dessas substâncias vem sendo estudada tanto no Brasil quanto por cientistas do mundo inteiro e já há estudos que associam a fruta à redução do risco de câncer de próstata; um dos estudos, nos Estados Unidos, mostra que a romã ajuda a freiar a multiplicação de células malignas.

Também são atribuídos à ela os poderes de emagrecimento, antioxidante, o que previne o envelhecimento precoce e evita diversas doenças e o poder antiinflamatório.

A fruta pode ser consumida in natura, pois é muito saborosa, também pode ser preparado um suco com sua polpa e pode ainda, ser acrescentada à saladas e molhos, só que, nesse último caso, não deve ficar muito tempo em cozimento, pois perde suas propriedades.

Mesmo sendo tão benéfica, a romã não deve ser consumida em excesso, pois alguns de seus componentes podem prejudicar a absorção de nutrientes e pode causar algum desconforto gástrico. Uma maneira de reduzir os riscos disso acontecer é acrescentar água ao suco, para que não fique muito concentrado e picar as sementes para acrescentá-la aos poucos à saladas.

A romã ainda concentra propriedades na parte branca, que envolve as sementes da polpa e também na casca, que pode ser amarelada, a mais comum em nosso país, ou rosada, que é originária do Canadá e não é tão comum por aqui. Dessas pode-se preparar chás que tratam diversos problemas, como inflamações.

Veja algumas receitas de remédios caseiros preparados com romã

Tratamento natural | Imagem: Reprodução

Ingredientes e preparo: Ferva 150ml (1 xícara de chá) de água com 6g de cascas de romã por alguns minutos. Coe e deixe tampado até amornar.

Devem ser feitos no mínimo três gargarejos durante o dia para aliviar a garganta inflamada. O chá da casca desta fruta possui propriedades antissépticas e antiinflamatórias que combatem os microorganismos causadores da inflamação.

Esta é uma receita leve e saudável como opção de consumo desta fruta, criada pela nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição:

+ PARFAIT DE ROMÃ (rendimento: 2 porções)

INGREDIENTES:

1 envelope de gelatina sem sabor incolor3 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária1 pote de iogurte natural desnatado4 romãs4 colheres de sopa de ricota

Conforme instruções da embalagem, prepare a gelatina. Passe a ricota passada na peneira e misture, juntamente com o cream cheese e 1 colher do adoçante. Mexa bem para formar um creme homogêneo. Coloque-o em taças e ponha para gelar por três horas. Cobertura: leve a polpa da romã ao fogo com as outras 2 colheres do adoçante por poucos minutos, apenas até encorpar. Espere esfriar e despeje sobre as taças.

+ IRRITAÇÃO NOS OLHOS

Prepare um chá com as folhas da árvore de romã e deixe amornar ou esfriar e aplique compressas nos olhos com algodão. Faça isso várias vezes ao dia.

Clique aqui para ver página original

Nenhum comentário:

Postar um comentário