Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : FALANDO DE SAÚDE: Como Detectar Sinais de Colesterol Alto

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

sábado, 20 de maio de 2017

FALANDO DE SAÚDE: Como Detectar Sinais de Colesterol Alto

O colesterol alto raramente apresenta sinais ou sintomas visíveis. Porém, há casos raros nos quais podem ocorrer sinais físicos, como em volta dos olhos e nos tendões, o que acontece apenas com uma minoria. Geralmente, o colesterol alto precisa ser detectado por meio de exames de sangue. Se você for diagnosticado com esse problema, o médico pode aconselhá-lo a adotar um plano de tratamento adequado.

Parte 1

Identificando os sinais...

Veja se há manchas amareladas na pele das pálpebras.[1] Essas manchas são chamadas de xantelasma ou xanteloma. Elas podem estar associadas a um tipo de colesterol conhecido como hipercolesterolemia hereditária.

Essas manchas amarelas podem ficar em relevo ou não.Elas costumam se localizar acima ou abaixo dos olhos e geralmente aparecem em ambos os lugares.São um sinal de que há um depósito de colesterol sob a pele.No entanto, saiba que esses sinais surgem apenas em determinados tipos de síndrome de colesterol alto e que a maioria ocorre sem apresentar sintomas.

Procure por depósitos amarelados (caroços) nos tendões.[2] Eles são conhecidos como "xantomas" e ocorrem principalmente nos tendões dos dedos. Se os caroços aparecerem na palma das mãos, joelhos ou cotovelos, podem estar associados à hiperlipidemia do tipo III.

Esse tipo geralmente se manifesta na forma de caroços nas articulações dos dedos da mão.Muitas vezes, eles estão presentes em grande número em mais de uma área do corpo.Só para lembrar, tais sinais ocorrem apenas em determinados tipos de síndrome de colesterol alto, e a maioria dos casos não apresenta sintomas.

Observe a presença de "círculos" brancos ou cinzentos nos olhos.[3] Esse tipo de problema é conhecido como "arco senil" e afeta a córnea, ou seja, o tecido transparente que cobre a parte externa dos olhos. É fácil detectar uma lesão na córnea, pois as mudanças de cor são visíveis na parte branca dos olhos.

Esteja ciente de que o colesterol alto normalmente não apresenta sinais.[4] O maior desafio para detectar esse problema é justamente o fato de que quase nunca há sintomas. Portanto, o médico precisa saber o resultado do exame de sangue para verificar se o colesterol está elevado e, assim, prescrever um tratamento adequado se for o caso.

Dessa forma, mesmo que você não apresente nenhum sintoma, é aconselhável ir ao médico para que ele solicite um exame de sangue e verifique os níveis de colesterol a cada cinco anos pelo menos (e com mais frequência se houver histórico familiar e outros fatores de risco).

Conheça os fatores de risco para colesterol alto.[5] As chances de você desenvolver esse problema em determinado momento da vida aumentam conforme os fatores de risco. Quanto mais fatores você tiver, maior é a necessidade de fazer exames de sangue com frequência. Os fatores de risco a serem observados são:

Ter uma alimentação ruim, rica em gorduras e açúcar;Ter a medida da circunferência da cintura alta;Estar acima do peso ou obeso;Ter uma vida sedentária;Fumar;Ser diagnosticado com diabetes ou doenças cardiovasculares.

Parte 2

Sabendo pelo que procurar nos exames...Vá ao médico para que ele solicite um exame de perfil lipídico.[6] Como o colesterol alto nem sempre apresenta sintomas, a maneira mais rápida e fácil de detectá-lo é com um exame de sangue. O "perfil lipídico" avalia especificamente o HDL ("colesterol bom"), o LDL ("colesterol ruim"), o colesterol total e os níveis de triglicerídeos (outro tipo de gordura).

Esse exame é realizado em jejum, ou seja, você não pode comer nem beber nada além de água de nove a 12 horas antes do sangue ser colhido.Você pode comer e beber logo após a coleta de sangue.Por esse motivo, a maioria das pessoas faz o exame de manhã, após o jejum noturno, e toma o café da manhã logo depois de coletar o sangue.

Saiba como interpretar os resultados do exame de sangue.[7] Quando o resultado fica pronto no laboratório, todo mundo quer saber se tem algum problema ou não. Veja aqui como interpretar os resultados:

HDL ("colesterol bom"): abaixo dos 40 mg/dL para homens e dos 50 mg/dL para mulheres é baixo, de 50 a 59 mg/dL é bom e acima dos 60 mg/dL é ótimo. Ironicamente, o HDL é o único cujos valores maiores são mais desejáveis.LDL ("colesterol ruim"): de 70 a 129 mg/dL é o ideal (os valores recomendados dependem da sua saúde em geral e de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares). De 130 a 159 mg/dL é um valor considerado limite e acima de 160 mg/dL é alto.Colesterol total: abaixo de 200 mg/dL é desejável, de 200 a 239 mg/dL está no limite e acima de 240 mg/dL está alto.Triglicérides: abaixo de 150 mg/dL é ideal, de 150 a 199 mg/dL é limítrofe e acima de 200 mg/dL é alto.

Tenha paciência ao refazer os exames. Ao fazer mudanças para melhorar os níveis de colesterol, talvez você fique ansioso para refazer os exames e ver como um estilo de vida novo e mais saudável afetou os resultados. No entanto, pode levar de dois a três meses para que as mudanças na alimentação ou nos medicamentos reflitam nos exames laboratoriais. Dê um tempo para seu organismo se reajustar antes de refazer os exames e acabar se frustrando ou perdendo o estímulo para continuar o tratamento.

Faça exames em intervalos regulares.[8] Como não há um modo de detectar o colesterol alto a não ser por meio de exames de sangue, você vai precisar repeti-los ao longo da vida. É recomendável fazer exames a cada cinco anos se os resultados estiverem normais, mas, se forem limítrofes ou altos, se você tiver algum fator de risco ou for portador de alguma doença que aumente a predisposição ao colesterol alto, o médico provavelmente deve aconselhá-lo a fazer exames de sangue com mais frequência.

Para crianças, é recomendado fazer o primeiro exame entre os nove e 11 anos e um novo exame entre os 17 e os 21 anos.Os exames de sangue podem continuar sendo feitos a cada cinco anos ou conforme a recomendação.

Parte 3

Tratando o colesterol alto...

Faça mudanças no estilo de vida.[9] Dependendo do nível do colesterol, o médico pode sugerir que você mude o estilo de vida, com ou sem ajuda de medicamentos, para ajudar a baixar os valores. Se você estiver no limite do aceitável, as mudanças no estilo de vida podem ser o suficiente para conseguir atingir uma taxa normal. Algumas alterações positivas são:

Incorporar mais exercícios aeróbicos — três a cinco sessões de 30 minutos ou mais é a quantia recomendada por semana. Exercícios aeróbicos incluem natação, andar de bicicleta, corrida ou caminhada rápida — qualquer atividade feita por 30 minutos ou mais que eleve os batimentos cardíacos. Ao se exercitar, você eleva os níveis de HDL (colesterol bom), o que ajuda a melhorar os índices do colesterol em geral.Tenha uma dieta saudável. Consumir mais frutas e legumes, além de reduzir a ingestão de gorduras, pode ajudar a baixar o colesterol. As fibras, em especial, são uma das principais mudanças na alimentação para diminuir o colesterol, portanto tente aumentar a ingestão de fontes de fibras solúveis, como aveia, feijão, ervilha, farelo de arroz, cevada, frutas cítricas e frutas vermelhas.[10]Emagreça se você estiver acima do peso ou obeso — converse com o médico sobre metas para perder peso de maneira saudável e sobre o peso ideal para você, com base na sua constituição física e altura.

Tome estatinas.[11] Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes para reduzir o nível do colesterol apropriadamente, o médico deve recomendar que você inicie um tratamento medicamentoso. A primeira opção de medicação costuma ser a estatina.

Assim que você iniciar o tratamento, o médico deve aconselhá-lo a realizar exames de sangue para monitorar o nível de colesterol e a evolução.

Continue com o tratamento para o resto de sua vida.[12] Se você for diagnosticado com colesterol alto, provavelmente vai ter que continuar a levar uma vida saudável e a tomar remédios para sempre, pois os níveis de colesterol devem subir se você parar o tratamento por alguma razão.

Se você achar que os efeitos colaterais dos medicamentos são preocupantes, peça por um remédio alternativo ao médico, já que há uma série de opções de tratamento para esse problema de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário