Blog RJP =CIDADEESPERANCA7 - RÁDIO ENA - A FOLHA DA REGIÃO - PORTAL ESPERANÇA DO VALLE : EM JUAZEIRO: SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM PROGRAMAÇÃO

O RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777

AFR/RJP e o ENA COM VOCÊ NO WHATSAPP 74 9125 1777 - LIGUE PRÁ GENTE: 74988011251

terça-feira, 23 de agosto de 2016

EM JUAZEIRO: SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM PROGRAMAÇÃO


No período de 21 a 28 de agosto, é comemorado em todo o Brasil a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Em Juazeiro a programação foi aberta ontem, dia 22, e se estende até 26 de agosto com atividades em todas as escolas municipais.
Creuza=Creuzenilda da Silva Lima, Gerente do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) participou do programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta segunda-feira (22) quando expligou que as atividades de inclusão são elaboradas e desenvolvidas de maneira diferente em cada instituição. “Elas podem ser gincanas, oficinas, brincadeiras e exibição de filmes sobre o tema, seguido de bate-papo com os alunos” disse Creuzenilda. A Semana acontece anualmente. Uma proposta do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi), da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) de Juazeiro.
Desde 2008, Juazeiro (BA) tem parceria com o programa de Direito à Diversidade, do Governo Federal. Entretanto, somente em 2009 foi criado o Núcleo de Educação Inclusiva, na Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Em 2013, se percebeu que um núcleo só para atender as deficiências era insuficiente, foi quando o NEI se transformou em Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi).
Hoje, o Napsi não só realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é feito com crianças com deficiência, como também trabalha os problemas psicossociais, psicológicos e psicopedagógicos de todos os estudantes. Desde 2009, o investimento da Prefeitura Municipal em inclusão cresceu. O número de salas de recurso nas escolas, por exemplo, saltou de três para 54. Já a equipe de atendimento aumentou de oito pessoas para 57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário